Júlia Oliveira

19 de mar de 20203 min

Informações Sobre COVID-19

Atualizado: 23 de mai de 2020

Uma nova pandemia se instalou em nosso país,e no mundo decorrente da doença respiratória aguda (COVID-19) causada Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2), e nós do Teatro Eva Wilma, decidimos abrir o nosso canal de comunicação com nosso público para explicar mais sobre esse vírus, causas e prevenções. Então fiquem ligados em nosso blog e redes sociais.

Mas o que é o Coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar desde resfriados comuns até doenças respiratórias mais graves e de importância para a saúde pública como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). O novo coronavírus descoberto em dezembro de 2019 na China (SARS - CoV-2) é o agente causador da doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19).

Imagem: Reprodução

Sintomas

A doença pelo Coronavírus 2019 (Covid-19) é similar a uma "gripe". Geralmente é uma doença leve ou moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse e/ ou dificuldade de respirar. Alguns pacientes podem apresentar cansaço, dores no corpo, mal estar em geral, congestão nasal, dor de garganta ou dor no peito. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.

Algumas pessoas são infectadas e não apresentam sintomas ou apresentam sintomas leves, quase que imperceptíveis . A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que adoecem pelo COVID-19 podem apresentar apresentar a forma grave da doença.

Pessoas idosas e portadoras de certas condições crônicas como pressão alta, doenças cardiovasculares e diabetes, têm um maior risco de desenvolver a forma grave.

Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico imediato.

Imagem: Reprodução

Como é transmitido o vírus

Expelidas do nariz e da boca quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, mesmo quando ela apresenta sintomas leves ou não se sentem doentes. Essas gotículas podem ficar depositadas em ou superfícies por horas, e outras pessoas podem adquirir o vírus ao tocar nesses objetos ou superfícies contaminadas e depois tocar nos olhos, nariz ou boca. Também podem se infectar ao respirar diretamente gotículas respiratórias de uma pessoa infectada quando ela tosse ou espirra ou através do contato direto como toque ou aperto de mão. Por isso é importante manter uma distância de 2 metrôs de uma pessoa doente, e lavar constantemente as mãos com água e sabão e também usar álcool em gel.

Imagem: Reprodução

Como se prevenir

Devem ser adotadas medidas gerais de prevenção e etiqueta respiratória, tais como:

- Lave regularmente e cuidadosamente as mãos com água e sabão, ou higienize-as com álcool gel 70% . Dessa forma é possível eliminar os vírus que possam estar em suas mãos.

-Mantenha pelo menos 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Dessa forma é possível diminuir o risco de respirar gotículas que contenham o vírus, se a pessoa estiver doente.

- Evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Dessa forma pode-se evitar que as mãos que estejam contaminadas possam transferir vírus para os olhos, nariz ou boca, deixando-o doente.

- Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor pratiquem uma boa etiqueta respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou com um lenço descartável quando tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o lenço usado imediatamente. Dessa forma você protege as pessoas ao seu redor contra o vírus.

- Manter ambientes bem ventilados e evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. Com isso você contribui para evitar a disseminação de doenças respiratórias.

Fonte das informações: Aplicativo "Coronavírus" Ministério da Saúde - SUS

350
0