10 Curiosidades sobre o Teatro no mundo

Juntamos algumas curiosidades sobre o teatro ao redor do mundo.

O teatro já foi censurado no Brasil


A partir da década de 60, o país viveu uma era criativa no fazer teatral, e justamente por isso foi censurado no período da Ditadura Militar. Na época, relatos de peças invadidas pela polícia, agressões e sequestros de atores eram comuns.

Apesar de perseguido, o teatro teve o papel fundamental na resistência cultural, tornando-se cada vez mais compromissado com assuntos sociais e políticos.


Nelson Rodrigues é o percussor do teatro moderno brasileiro


Foi com a estreia de “Vestido de Noiva”, que conta a história de uma jovem atropelada que relembra os conflitos com a irmã, peça teatral de Nelson Rodrigues, que a crítica considerou o início do teatro moderno no Brasil, em 1943.

A grande novidade proposta pelo autor foi a montagem, que misturava os tempos presente, passado e futuro. Além disso, o diretor polonês Ziembinski trouxe de fora elementos novos, como a iluminação, o cenário e a interpretação expressionista-naturalista.


“Romeu e Julieta” é a peça de teatro mais famosa do mundo


O clássico de William Shakespeare é o mais lembrado quando se fala em teatro em todo o mundo. Uma curiosidade sobre teatro: a peça não é apenas sobre uma história de amor impossível entre dois jovens, mas também sobre a razão filosófica e os prazeres mundanos. Já a peça mais montada é