top of page

19 de setembro - Dia do Teatro Nacional

Hoje é comemorado no Brasil o dia do Teatro, data destinada à homenagear uma das mais antigas manifestações artísticas e em especial aos brasileiros da área.



Imagem: Legenda Cultural

O teatro surgiu no Brasil no século XVI, e seu principal objetivo era propagar crenças religiosas, e só depois em 1808 após a chegada da família real portuguesa o teatro passou a ser realizado como forma de entretenimento.


Em 1808, D. João VI assina um decreto que possibilita a construção de teatros, mas somente para a burguesia que precisava de entretenimento e diversão, porém todas as peças eram estrangeiras e totalmente com gostos europeus e nenhuma participação do povo.


E foi somente no século XIX, que surgiram os primeiros grupos teatrais nacionais, predominantemente de gênero cômico. Além disso, essas manifestações celebravam festas populares, e retratavam alguns acontecimentos políticos da época, em algumas datas especiais as pessoas saiam nas ruas vestidas com adereços, tocando instrumentos, cantando e dançando, o que lembra muito o carnaval de rua que temos hoje em dia.


Mais tarde, com a necessidade de apresentações genuinamente brasileiras, o teatro começou a se configurar e uma companhia brasileira realizou apresentações de " O Poeta e a Inquisição" de Gonçalves Magalhães.

Assim começaram adaptar as sátiras para situações atuais, fazendo com que o público se divertisse.


Em 1855 surge o teatro realista no Brasil, o teatro deixa de lado o drama e começa um debate de temas atuais, problemas sociais e conflitos psicológicos tentando mostras e revelar o cotidiano da sociedade, o amor adúltero, a falsidade e o egoísmo humanos. Um dos mais importantes autores dessa época é Joaquim Manoel de Macedo, autor de "A Moreninha"


Imagem: Quintal Cultural


A Semana de Arte Moderna de 1922, que foi um marco para as artes não abrangeu o teatro que ficou esquecido por longos anos, a renovação do teatro brasileiro veio somente em 1943, com a estreia de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, sob a direção de Ziembinski, que escandalizou o público e modernizou o palco brasileiro. Vestido de Noiva fez um grande sucesso assim como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.


Mais tarde, o teatro sofreu um retrocesso significativo por causa da censura imposta pela ditadura militar, um número enorme de peças foram proibidas e somente a partir dos anos 70 o teatro novamente ressurge mostrando produções constantes. O fim da ditadura militar significou um novo fôlego e uma nova relevância para os artistas e para o teatro.


Imagem: Reprodução

Atualmente no Brasil, temos grandes peças de sucesso, como Auto da Compadecida, O Grande Circo Místico, A Moratória, Anjo Negro entre outros.


E temos grandes teatros importantes, como o Teatro Municipal, Teatro Amazonas, Teatro São Pedro, Teatro Eva Wilma entre muitos outros!


Assim, em 19 de setembro, de acordo com o Projeto de Lei nº 6.139/13, aprovado na Câmara dos Deputados, é celebrado o “Dia Nacional do Teatro Acessível”.



Fonte das informações:

- Mario Cacciaglia, "Pequena História do Teatro no Brasil"

255 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page