19 de setembro - Dia do Teatro Nacional

Hoje é comemorado no Brasil o dia do Teatro, data destinada à homenagear uma das mais antigas manifestações artísticas e em especial aos brasileiros da área.



Imagem: Legenda Cultural

O teatro surgiu no Brasil no século XVI, e seu principal objetivo era propagar crenças religiosas, e só depois em 1808 após a chegada da família real portuguesa o teatro passou a ser realizado como forma de entretenimento.


Em 1808, D. João VI assina um decreto que possibilita a construção de teatros, mas somente para a burguesia que precisava de entretenimento e diversão, porém todas as peças eram estrangeiras e totalmente com gostos europeus e nenhuma participação do povo.


E foi somente no século XIX, que surgiram os primeiros grupos teatrais nacionais, predominantemente de gênero cômico. Além disso, essas manifestações celebravam festas populares, e retratavam alguns acontecimentos políticos da época, em algumas datas especiais as pessoas saiam nas ruas vestidas com adereços, tocando instrumentos, cantando e dançando, o que lembra muito o carnaval de rua que temos hoje em dia.


Mai