• Renan Ragazzi

4 DICAS para começar a CARREIRA de ator ou atriz!

A carreira de ator é uma carreira cheia de desafios, mas… Qual carreira é fácil? Se você quiser se tornar um médico, engenheiro, advogado, professor vai passar anos estudando e aqui, nessa carreira, não é diferente. Ah mas na carreira de ator é muito difícil achar oportunidades. E as profissões que eu citei acima, você já sai empregado? Feito na vida? Já ganhando um salário acima de 15 mil reais? Pois é, o caminho é longo para qualquer profissão. Muito se fala de falta de oportunidade e isso é real é muito difícil você entrar em grandes produções sem ter muita experiência, mas repito nenhuma profissão é fácil e vai te dar grandes oportunidades sem você ralar bastante antes.


Algumas profissões você deve abrir o seu escritório ou consultório e fazer uma clientela, ao abrir um comércio você vai precisar divulgar e conquistar seus clientes. O ator deverá participar de produções de peças teatrais, curtas e longas - metragens , séries, web séries, existem muitas possibilidades.



Como encontrá-las ? Falaremos em um outro momento, por que antes de agarrar as oportunidades você precisa saber algumas coisas que vão te ajudar a se destacar.


CHEGANDO EM HOLLYWOOD


Primeiro esqueça Hollywood, Broadway ou um fenômeno como A casa de Papel. Você pode almejar, e deve, mas você não começa lá! Você vai ralar, você precisa ter muita experiência, ter rodagem para chegar em grandes produções. É muito raro você ouvir de algum ator consagrado, que ele não tem o hábito de aprender cada vez mais. Portanto tenha em mente que você deverá fazer parte de produções menores que algumas vezes até, te darão um retorno financeiro pequeno, ou até nada. Mas eu garanto, que nada vai pagar a experiência que você está ganhando.

VOCÊ VAI FAZER A ÁRVORE

Legal, você entendeu que deverá participar de trabalhos menores sem muita exposição para ganhar rodagem. Aí você chega no primeiro ensaio e o diretor diz que você vai ser a moça do leite ou o Homem 2. Pronto é aqui que já filtramos aqueles que não servem para isso. Tem muitos atores que acham que precisam ser protagonistas e acabam ficando pelo caminho. O grande ator consegue fazer com que qualquer personagem se torne um grande personagem, existem diversos casos em que mesmo sem fala , o ator consegue se destacar. Chaplin que nos diga. Então, esqueça pegar o melhor papel todas às vezes, o melhor personagem que você vai fazer tem que ser sempre o atual, seja ele grande ou pequeno.


ZONA DE COFORTO


Em qualquer trabalho que você fizer você deverá ser criativo e dedicado. Com o ator não pode ter tempo ruim, ele deve ser capaz de fazer qualquer personagem e se não conseguir, ele deve tentar. Não há nada pior do que ouvir de um ator, eu não consigo isso, ou eu não vou fazer isso. Por vezes pode até ser difícil e aparentar impossível, mas é aí que você descobre talentos e capacidades que você não imagina que possui, se num processo teatral você não se sentiu desafiado em nada do que fez e ficou o tempo todo na zona de conforto, então tem algo muito errado, ou você não quer evoluir ou simplesmente não está realmente atuando.



SERÁ QUE ESTOU ME SABOTANDO?



Esse tópico explica o finalzinho do anterior, se você não se sente desafiado ao criar qualquer personagem, então talvez você só esteja falando o seu texto e não trazendo vida para a personagem. Toda vez que perceber que isso está acontecendo. Pare e pense o que você pode melhorar.Caso contrário pode ser que você esteja se sabotando. Não há nada pior do que o complexo de "atorzão"

Acredite na sua profissão e se dedique muito! O sucesso não chega de uma hora para a outra você deve se dedicar, vai errar, vai acertar, vai se decepcionar, vai se orgulhar muitas vezes até chegar e poder dizer eu vivo disso.

ENCONTRANDO OPORTUNIDADES


Eu acredito que em qualquer coisa na vida se quiser ter sucesso, você precisa se empenhar, se dedicar e não desistir. Ás vezes esquecemos que o ator antes de mais nada é um artista. E o que move um artista? Expor suas ideias e atingir o público de maneira que seja única, não há nada mais prazeroso para o artista do que saber que o público interagiu com a sua Arte.

Por que falo sobre isso? Porque você não deve ficar parado esperando a coisa acontecer. Ahh não passei no teste… a mas ali só entra quem for da globo.. esse teste tava armado, nunca me dão oportunidade.

Percebe que sempre a uma muleta que justifica um não! A Arte não tem Fórmula, nem certo ou errado e sim o que toca as pessoas ou o que o público quer ver.

Então cabe a você correr atrás de seus sonhos e fazer o que te dá vontade, não espere demais colha o máximo de experiência que puder, Leia livros, assista filmes, vídeos , depoimentos de artistas que ralaram e muito para chegar a grandes feitos.Mas tenha sempre em mente que você sempre deverá se superar. não importa o tamanho do seu papel, o próximo trabalho sempre será o seu melhor.

Bem pessoal essas são as coisa que eu diria para quem está começando a carreira de ator!


Se você gostou do conteúdo, quer saber mais , assista a esse vídeo que preparamos no nosso canal do YOUTUBE!


INSCREVA-SE NO CANAL, TEM MUITO MAIS DICAS!



Ah!!! Já ia me esquecendo se você quiser um conteúdo gratuito e exclusivo para quem tá afim de iniciar essa carreira sabendo tudo e mais um pouco Clica no link das aulas grátis.


Aulas Grátis Introdução ao Teatro: https://introteatro.ciatearte.com/carreira-de-ator


Grupo do Telegram: https://t.me/joinchat/AAAAAEs-nzTmGaAFRJmCMQ


Não deixe de nos seguir no insta!! www.instagram.com/ciatearte



Posts recentes

Ver tudo