top of page

9 Coisas que você precisa saber sobre o espaço do Teatro

Atualizado: 27 de jul. de 2020

O Teatro é uma forma de manifestação artística, geralmente baseado na Literatura, e que emprega recursos das artes visuais e musicais. No Teatro, uma história e seu contexto se fazem reais e verídicos pela representação de atores, para um público de espectadores, geralmente em um cenário montado num espaço cênico.

O Teatro, embora não seja a única arte cênica. Fisicamente o teatro pode ser assim composto:



1 - Palco: Estrutura sobre a qual são conduzidas as representações teatrais em uma casa de espetáculos. Os palcos assumem as mais variadas formas e localizações em função da plateia.




2 - Bastidores ou Coxias: Pares de painéis verticais retangulares, de madeira e pano, que escondem do espectador as dependências laterais do palco. São também chamados pernas.


3-Camarim: Recinto reservado, próximo ao palco, onde os atores se vestem e se maquilam para a cena, ajudados pelos técnicos das áreas respectivas.





4-Figurino: Vestimenta utilizada pelos atores para caracterização de seus personagens de acordo com sua natureza, e identifica, geralmente, a época e o local da ação. Traje de cena.




5-Cenário: Conjunto recursos visuais utilizados para criar o ambiente e a atmosfera própria na representação do drama. Compreende painéis, móveis, adereços, bambolinas, bastidores, efeitos luminosos, projeções etc.




6-Cortina: Peça, geralmente em tecido, que resguarda o palco. Abre e fecha nas mudanças de ato, e ao fim ou início do espetáculo.


7-Espaço Cênico: Área do palco ocupada com a representação. Divide-se primeiramente em direita e esquerda, conforme a visão do público.


8-Proscênio: Um avanço do palco, além da boca de cena, que se projeta para a plateia. Seu limite, comumente em forma de arco, é a ribalta.




9-Público: São os frequentadores do teatro e os que apenas ocasionalmente assistem a um espetáculo teatral. É chamado plateia por extensão do nome da parte do auditório fronteira ao palco, devido a grande parte dos teatros disporem apenas desses assentos. O público também se dispõe nas GALERIAS, FRISAS e CAMAROTES, quando o teatro dispõe destas estruturas.






Gostou da Publicação? Siga-nos no Instragram e Facebook. @teatroevawilma

12.694 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page