Os benefícios das aulas de teatro

A prática teatral não existe apenas para aquelas pessoas desenvoltas e desinibidas. Mesmo quem não quer seguir à profissão de ator, pode se beneficiar com algumas aulas de teatro, sendo, inclusive, recomendado por especialistas. Em algum momento da vida, todo mundo deveria fazer teatro.

Fazer teatro é um exercício de aproximação das pessoas, que possibilita uma melhor percepção do mundo, além de promover o autoconhecimento e desenvolver a autoconfiança, quando alguém consegue expor suas ideias para transformá-las em comunicação artística, ela consequentemente se torna mais segura de si.


Os benefícios para a formação de crianças e jovens são tantos que as aulas de teatro já foram reconhecidas como importante conteúdo escolar pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, documento que orientam o trabalho dos professores do Ensino Básico.



Imagem: Reprodução


As artes cênicas são uma excelente atividade para que uma pessoa melhore a autoestima. Quando uma pessoa exercita a sua atuação, ela pode começar a se sobressair, o que pode lhe dar algo de que se orgulhar.

Nas aulas de teatro, é possível fazer amigos com interesses em comum. Apesar de que, para a maioria das pessoas, estar diante de um palco pode ser angustiante, há uma confiança que fortalece esta relação

Até os mais tímidos podem desenvolver sua autoestima aprendendo a comandar o espetáculo nos bastidores. Além de fortalecer a autoconfiança, as aulas de teatro possibilitam maior capacidade de se relacionar com as pessoas, maior consciência corporal, raciocínio e criatividade.

Encenar uma peça também exige comprometimento e dedicação. Afinal, são vários dias e horas de ensaio, sendo que o seu atraso ou ausência, prejudica o coletivo, desenvolvendo assim um comprometimento com o grupo. O universo teatral ainda expande o repertório cultural e ajuda a desenvolver memória e disciplina.



Imagem: Reprodução

Por meio das aulas de teatro, as pessoas trazem à tona, de uma maneira bastante sutil, questões profundas que auxiliam no seu autoconhecimento e na melhora da autoestima.A consciência e a vivência de que teatro é grupo, faz com que as pessoas entendam que todas as relações na vida são assim: um não vive sem o outro.

Com base nisso, fazer teatro é benéfico para todos, pois além das questões psicológicas, ele ainda propicia uma melhora da postura, da conscientização corporal, da voz e da dicção.



Fonte das informações:

-Teatrando

-Teatro para crianças


25 visualizações

Teatro Eva Wilma - Administrado por Cia Tearte

Rua: Antonio de Lucena, 146 - Tatuapé - São Paulo/SP

(11) 2090-1650  | (11)2293-8766

WhatsApp : (11)9.9008-7579 

marketing@teatroevawilma.com