Tatuapé: 352 anos de história e cultura

Hoje, o bairro do Tatuapé completa 352 anos e não podíamos deixar de prestar nossa homenagem contando um pouco sobre a sua história e trazendo algumas curiosidades que formam o Tatuapé.


O nome Tatuapé tem origem Tupi e significa "o caminho do tatu", que conta com vários ditos populares e versões para explicar o significado do nome, uma delas teria sido que o nome surgiu quando os moradores da parte baixa do bairro, ao referirem-se às caçadas de tatu na parte alta, de mata mais densa, diziam ser isso possível só indo a pé.


A exploração do bairro foi iniciada por volta de 1560, inicialmente usaram as terras para cultivo de uvas e criação de gado, tendo pouco crescimento até o final do século XIX, depois de um tempo de cultivo outros moradores aderiram à ideia e começaram a investir nas próprias plantações, aumentando assim a popularidade do cultivo entre outras regiões.

Os imigrantes foram os principais responsáveis pela urbanização dessa região.


E foi nos anos 60, através de uma necessidade de atender a crescente população foram inaugurados diversos comércios, e para melhorar o fluxo de transporte, foi inaugurada a Radial Leste, que é até hoje uma das principais vias da cidade que liga a Zona Leste ao Centro de São Paulo.


Imagem: Radar SP