top of page

As peças de teatro mais famosas do mundo


Conhecido como a segunda arte, o Teatro é uma das formas mais primordiais de propagação das Artes Cênicas. As primeiras encenações foram realizadas ainda nos tempos primitivos, quando o homem realizada tipos de rituais de celebração, agradecimento ou perda. Para isso, eram realizadas danças que retratavam o dia a dia daquela sociedade.

Já a expressão de teatro mais parecida com a que conhecemos hoje foi realizada pelos gregos antigos, em culto ao deus Dionísio, senhor do vinho e das festas. Na época, eram feitas procissões em celebração ao deus, conhecidas como Ditirambos. Com o passar do tempo, tais procissões foram ficando mais elaboradas, até o ponto em que os participantes dançavam, cantavam e produziam diálogos entre si.


Romeu e Julieta (William Shakespeare)

Romeu e Julieta é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra.



Imagem: Reprodução

Sonho de uma noite de verão (William Shakespeare)

Sonho de uma Noite de Verão é uma peça teatral da autoria de William Shakespeare, uma comédia escrita em meados da década de 1590. Não se sabe ao certo quando a peça foi escrita e apresentada ao público pela primeira vez, mas crê-se que terá sido entre 1594 e 1596, conta a história de seres mitológicos e fantásticos da antiga Grécia. A história começa quando Egeu quer obrigar a sua filha Hérmia a casar com Demétrio, um homem que ela não ama.


Imagem: Reprodução

Hairspray (John Waters)

Tracy é uma adolescente que é contratada para o Corny Collins Dance Show, um programa de TV que é febre entre a juventude. Ela se torna uma estrela e decide promover as causas em que acredita, em especial, a integração entre brancos e negros.


Imagem: Reprodução

Vestido de Noiva

É uma peça teatral brasileira, de teor psicológico, escrita por Nelson Rodrigues e encenada pela primeira vez em 1943. Em seu cenário, a peça apresenta três planos que se intercalam: o plano da alucinação, o plano da realidade e o plano da memória.


Imagem: Reprodução

Burguês Fidalgo


É uma comédia-balé - uma peça de teatro com diálogo falado, entremeada com música e dança - em cinco atos de Molière, encenada pela primeira vez em 14 de outubro de 1670 diante da corte do rei francês Luís XIV, no Castelo de Chambord, pela trupe de atores do próprio dramaturgo, satiriza as tentativas de alpinismo social e a personalidade burguesa, ridicularizando tanto a classe média vulgar e pretensiosa quanto a esnobe e vaidosa aristocracia. O título é um oxímoro; na França de Molière, um "gentilhomme" ("cavalheiro") era, por definição, nascido nobre, e como tal não era possível a existência de um cavalheiro burguês. O texto da peça está em prosa, com exceção das aberturas do balé, feitas em verso.


Imagem: Reprodução

Hamlet

The Tragedie of Hamlet, Prince of Denmarke (A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca), geralmente abreviada apenas como Hamlet, é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601. A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, Hamlet, o rei, executado por Cláudio, seu irmão, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a rainha. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.



Imagem: Reprodução


Você pode clicar aqui e conferir nosso post com várias curiosidades sobre o Teatro no mundo em nosso blog!



Fonte das informações:

Univeritas

Conhecendo o Teatro no Mundo

19.272 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page