Dia das mulheres | Conheça a história das mulheres no teatro brasileiro

Hoje é dia das Mulheres e não poderíamos deixar de homenagear mulheres que fizeram história no Teatro brasileiro.

O Teatro assim como diversas outras manifestações culturais, eram proibidas para as mulheres desde o seu surgimento e popularização. Dessa forma, homens interpretavam todos os papéis presentes na peça.

No Brasil isso repercutiu no século XVII (entre 1601 e 1700) quando a rainha Maria I de Portugal, declarou uma lei que proibia papéis femininos em apresentações em escolas com exceção de representações de santas. Com a justificativa de preservar a juventude e evitar que os meninos tivessem paixões precoces.

Foi somente em 1794 que Pedro Pereira Bragança, abriu um pequeno teatro com Maria Benedita de Queiros Montenegro como representante dos espetáculos. Porém, pouco tempo depois o estabelecimento foi fechado por falta de público.

Tempos depois, com a chegada de D. João VI no Brasil, este trazendo diversas atrizes europeias. Tornando assim, a presença de mulheres mais comum nos palcos.

Nomes como : Eugênia Câmara (atriz, poetiza, tradutora e autora dramática), Adelaide Amaral (dramaturga), Estela Sezefreda (estrela do teatro da escola romântica no Brasil) e Ismênia dos Santos (matriarca do teatro brasileiro). Sem deixar de lembrar das duas grandes personalidades do século XX/XXI: Maria Clara Machado para o teatro infantil e Chiquinha Gonzaga na área de composições para teatro.


Mesmo com toda represália e proibições as mulheres conseguiram ocupar o seu lugar no Teatro, e assim como em vários lugares na sociedade elas tiveram que lutar para conquistar o seu lugar, destruindo paradigmas para mostrar toda sua capacidade.


Confira agora alguns nomes de mulheres que fizeram história no Teatro Brasileiro:


Eva Wilma



A atriz que foi inspiração para o nome do nosso Teatro não poderia ficar de fora, Eva Wilma é uma atriz brasileira. Com inúmeros prêmios de melhor atriz, Eva Wilma tem trabalhos na tevê, cinema e teatro desde a década de 1950.



Fernanda Montenegro






Fernanda Montenegro é considerada uma das melhores atrizes dos palcos e dramaturgia do Brasil. Ela já foi indicada ao Oscar pelo filme “Central do Brasil”.



Bibi Ferreira




Bibi Ferreira foi uma atriz e diretora brasileira, fez sua estreia no teatro quando tinha cerca de 20 anos com a peça Manhãs de Sol. A atriz fez história com seus inúmeros papéis no teatro e televisão.


Cacilda Becker




Cacilda Becker (1921-1969) foi atriz brasileira. Considerada uma das personalidades mais importantes da classe teatral brasileira e líder da categoria na primeira fase do Regime Militar de 1964


Tônia Carrero




Tônia Carrero, nome artístico de Maria Antonieta Portocarrero Thedim, foi uma consagrada atriz brasileira, de cinema, teatro e televisão.


Dulcina de Moraes



Dulcina Mynssen de Moraes foi uma atriz de teatro brasileira, criadora da Fundação Brasileira de Teatro depois transformada na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, em Brasília. É considerada uma das grandes damas do teatro nacional.


Ruth Souza



Ruth Pinto de Souza foi uma atriz brasileira. Foi a primeira atriz preta a protagonizar uma telenovela.






Essas foram só algumas das grandes atrizes brasileiras, conta pra gente nos comentários quem são as mulheres que te inspiram!

Desejamos a todas Feliz Dia das Mulheres.

Nos acompanhe nas redes sociais para não perder nenhuma novidade. @teatroevawilma




146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo