No dia 27 de janeiro de 2019, a banda Rosa de Saron se apresentou com ingressos esgotados no Teatro Eva Wilma, e a procura foi tão grande que houve a necessidade de abrir uma nova sessão, que também esgotou em alguns dias. O tbt dessa semana será em homenagem à banda Rosa de Saron.
Rosa de Saron é uma banda brasileira de rock com temáticas cristãs formada dentro do movimento de Renovação Carismática Católica em 1988, na cidade de Campinas, conhecida por ter sido uma das precursoras do white metal católico no Brasil. Atualmente é formada por Bruno Faglioni (vocal), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Wellington Greve (bateria). Em pouco tempo, a banda começava a compor suas próprias músicas e a participar de festivais, sempre garantindo as primeiras colocações, levando a banda a ser conhecida no cenário musical de Campinas e, em seguida, a gravar seu primeiro álbum: Diante da Cruz. O segundo disco, Angústia Suprema (1997), desperta o interesse fora do meio religioso e altamente elogiado por revistas especializadas.
Em 2008, a banda alçou sucesso nacional ao assinar com uma grande gravadora, receber prêmios como Discos e DVDs de Ouro, um DVD de Platina e duas indicações ao Grammy Latino. Também em 2011, à convite da CNBB, apresentou-se na Jornada Mundial da Juventude em Madrid, Espanha, como representante oficial da juventude brasileira no evento e, em 2013, tocou na recepção do Papa e no encerramento da JMJ do Rio de Janeiro.
Com mais de trinta anos na estrada, a banda contabiliza 150 mil acessos por mês no site oficial, mais de 2,9 milhões no Facebook e mais de 250 milhões de visualizações em seu canal do YouTube e foi o maior artista católico no Spotify em 2019, ano em que se inicia um novo ciclo na sua história com seu novo vocalista.
1988-1999: Os primeiros anos
No final da década de 1980, o grupo inicialmente tocava durante as missas e no grupo de jovens na Comunidade Católica Menino Jesus de Praga, no bairro Cambuí, em Campinas, São Paulo. Em meados dos anos 1990, os integrantes da banda Rosa de Saron decidiram usar o rock pesado para evangelizar e de certa forma alavancarem o circuito do rock católico. Nesta fase a banda era formada por Marcelo "Tchelão" Machado (vocal), Alessandro (bateria), Eduardo "Duzinho" Faro (guitarra), Alex Nozaki Mota (guitarra), Rogério "Cazuza" Feltrin (baixo) e Eduardo Bortolato (teclados).
Em 1994, foi lançado o primeiro álbum, Diante da Cruz. O disco tornou-se um referencial no meio religioso, por conter uma sonoridade inédita em seu segmento, mesclando o hard rock com heavy metal. Foi lançado de forma independente em vinil e cassete em 1995. No ano de 1996, com a fundação da CODIMUC, o trabalho foi relançado.
Após o lançamento da obra, Alex Nozaki deixara a banda, e Welington Greve (Grevão) assume a bateria no lugar do Alessandro. Em 1997 a banda lançou o disco Angústia Suprema, que foi produzido por Daniel Stiling.
Em 1998, o grupo completou 10 anos de existência, e no mesmo ano ocorreu um show no Parque do Taquaral, em Campinas, onde foi realizado o primeiro festival de rock católico da história.
A partir de 1999, banda passou a admitir outras vertentes do rock e, no mesmo período, a banda lançou o primeiro single católico, o Olhando de Frente, que teve um pré-lançamento em um show da banda na Canção Nova, em Cachoeira Paulista, em 25 de junho de 1999. Pouco tempo depois, Marcelo Machado deixa o Rosa de Saron para continuar seu trabalho com o The Flanders, alegando estar difícil a conciliação das duas bandas.
Imagem: Reprodução
2001-2008: Entrada de Guilherme de Sá e primeiros discos da nova formação
Em 2001, a banda anuncia a entrada do vocalista Guilherme de Sá. Em 2002, é lançado o álbum Depois do Inverno, um marco na nova fase da banda, com destaque para o hit "Do Alto da Pedra".
No dia 20 de abril de 2005, no Credicard Hall, a banda participou de um DVD em comemoração de 15 anos da gravadora Codimuc com 3 músicas: "Do Alto da Pedra", "Sangria" e "Muitos Choram". Em "Sangria", houve a participação de Marcelo Machado. A data da gravação do disco marcava 20 dias da morte do Papa João Paulo II.
Em 2005 foi lançado o álbum Casa dos Espelhos. O lançamento do trabalho ocorreu no Hopi Hari e contou com a participação de vários nomes da música católica. Foi produzido por Guilherme de Sá, e o disco rendeu uma série de shows pelo Brasil. Em 2006 seria realizada a gravação do primeiro DVD da banda, adiado e lançado em 2008.
Em 2007, foi lançado o álbum Acústico pela gravadora CODIMUC e produzido por Guilherme de Sá.
No dia 16 de Abril de 2008, Para comemorar 20 anos de carreira, gravam em Valinhos o primeiro DVD, intitulado "Acústico e ao Vivo". Em julho do mesmo ano, Rogério Feltrin, baixista e fundador da banda, publicou o livro Rock, Fé e Poesia, no qual conta a história dos 20 anos do Rosa de Saron e de cada música da banda.
2009-2018: Era Som Livre, indicações Grammy Latino e álbuns multi-premiados
Em janeiro de 2009, foram contratados pela gravadora Som Livre, que passou a distribuir originalmente o CD/DVD Acústico e ao Vivo em parceria com a CODIMUC, iniciando assim uma nova fase na carreira da banda, com expressiva divulgação no meio secular. Em dezembro do mesmo ano foi lançado o álbum Horizonte Distante. No disco, a banda mesclou uma sonoridade próxima ao rock alternativo estadunidense. A repercussão do disco fez com que a banda fosse pela primeira vez indicada ao Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Música Cristã em português".
Em setembro de 2010, a banda gravou em São Paulo, seu segundo DVD ao vivo, intitulado "Horizonte Vivo Distante", gravado no HSBC Brasil. O público somou mais de 3 500 pessoas e contou com a participação de Maurício Manieri em “Rara Calma”. O disco rendeu à banda o primeiro disco de ouro da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), sendo que tanto o CD e DVD foram certificados. Ainda, o disco recebeu uma indicação ao Grammy Latino.
Em 2011, a banda lançou Siete Camiños, o segundo EP da banda e que contém sete canções do grupo, sendo três em inglês e quatro em espanhol.No ano seguinte, foi lançado o DVD Rosa na Estrada, um documentário produzido pela TV Século 21 sobre os bastidores e história da banda. A banda também tocou na Jornada Mundial da Juventude de Madri em 2011.
Em maio de 2012, com a produção de Guilherme de Sá, foi lançado o CD O Agora e o Eterno. Este é tido pela maioria como o melhor trabalho em estúdio da banda.
Em 2013, gravam em Belo Horizonte, o terceiro DVD ao vivo da carreira, intitulado Latitude, Longitude.
Durante a JMJ no Rio de Janeiro de 2013, a banda tocou no palco. Também houve participação de Guilherme de Sá e Rogério Feltrin na Vigília e na Missa de Envio presidida pelo Papa Francisco. No dia 1º de Setembro de 2013 foi feito o primeiro show da turnê Latitude, Longitude, na cidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro, no Rincão do Senhor.
Em 2014 a banda lançou mais um álbum, Cartas ao Remetente, sendo o sexto projeto da banda lançado pela Som Livre.
No dia 08 de julho de 2015, gravam o 4° DVD ao vivo da carreira, Acústico e ao Vivo 2/3 nos estúdios da Rede Século 21, em Valinhos/SP, com a participação do Padre Fábio de Melo, de Lucas Lima e de Jonathan Corrêa. Na página oficial da banda, eles fizeram um agradecimento cheio de emoção após a gravação desse novo DVD, sempre citando e agradecendo a Deus.
No dia 17 de abril de 2017, aconteceu a estreia do programa “Casa da Rosa”, na Rede Século 21, apresentado pelos integrantes da banda Rosa de Saron.
Em fevereiro de 2018, é lançado o álbum Gran Paradiso, que comemora os 30 anos de carreira da banda. O disco traz uma nova sonoridade com influências do pop e eletrônico. A turnê de divulgação começa em março do mesmo ano e passa por várias cidades brasileiras.
2018-2019: Show em comemoração aos 30 anos da banda e saída do vocalista Guilherme de Sá
Em 14 de julho de 2018, é realizado em Aparecida do Norte (SP) o show que comemora os 30 anos de carreira da banda. O show teve participações de André Leitte, Missionários Shalom, Anjos de Resgate e Thiago Brado. O show reuniu fãs de todo o país e foi transmitido ao vivo para todo o país. O show foi reprisado pela TV Aparecida em dezembro.
Em outubro de 2018, Guilherme de Sá anuncia seu desligamento da banda que, por sua vez, decide seguir e dar início à busca de um novo vocalista. Uma turnê de despedida da formação com Guilherme de Sá é anunciada,passando pelo palco do Teatro Eva Wilma dia 27 de janeiro de 2019, culminando em um último show no dia 10 de fevereiro de 2019, no Tropical Butantã, em São Paulo-SP.
Imagem: Reprodução
2019- Atualmente: Entrada de Bruno Faglioni, estreia da nova formação e novo trabalho
Em 8 de março de 2019, estreia o novo single A Fênix, apresentando o novo vocalista, Bruno Faglioni. A música atinge 1 milhão de visualizações no YouTube em menos de uma semana, tempo recorde na história da banda. Em 11 de abril, estreia o segundo single e clipe, Um Dia, que também atinge rapidamente a marca de 1 milhão de visualizações.
Em 14 de abril de 2019, estreia a turnê "A Fênix", no Carioca Club em São Paulo-SP. No dia 26 de junho, a banda anunciou o início da produção de um novo álbum previsto para o final de 2019, o primeiro da nova formação.
Em 27 de junho de 2019, a banda lança a canção Somos, juntamente com o cantor católico Thiago Brado. A parceria marca o início de uma mini-turnê homônima em paralelo entre os artistas. No dia 23 de julho, a banda lança o seu terceiro single e clipe da nova formação, intitulado Sobre a Dúvida, e conta com a participação especial do cantor Leonardo Gonçalves. O clipe segue a ótima aceitação dos dois singles anteriores, e atinge a marca de 1 milhão de views em menos de duas semanas, fazendo crescer ainda mais a expectativa dos fãs para com o novo álbum em produção.
Às 23h, do dia 20 de janeiro de 2020, estreou o álbum Lunação, o primeiro do vocalista Bruno Faglioni, no formato de mídia digital, alcançando a boa recepção em massa do público.
Comments